segunda-feira, 28 de março de 2011

3ª semana... minha rotina... Dieta Coletiva...

 Sempre digo sobre o início do ano realmente acontecer depois do carnaval, mas hj quero corrigir... para mim o solstício de outono resolve minhas angústias e consigo engatar a 2ª marcha... 20/21 de março...
Então queria falar de algo que tem acontecido comigo, após a consciência de que a alimentação não é apenas uma questão de estética, minha saúde deu um salto de 280º graus...
Estamos em 28 de março, posso dizer que para mim acabei a 3ª semana de dieta ontem, e estou satisfeita, mas com consciência que estas primeiras semanas de adaptação estão sendo um pouco complicadas... não tanto pela fome, mas pela necessidade de comer minha própria comida, para não comer por aí, e escolher bem o que faço, levando em conta toda a pesquisa que já fiz (e faço) sobre o que posso e o que não posso comer... esta comida tem que ser saborosa, nutritiva e de digestão leve... entre outras cositas...
Ufa, tenho que pensar nos mínimos detalhes... e preciso cozinhar para o meu marido tb que não está dieta (precisa perder barriga, mas seu organismo pede coisas diferentes)...
Estou com o dia-a-dia bem cronometrado... olha só... saio as 6h 15min e volto só as 19h... qdo chego vou direto pra cozinha porque se eu parar não tenho mais ‘pique’ pra fazer nada... faço uma mistura, que geralmente é um legume cozido (vou postar um hj), arroz integral retempero com alho fritinho com pouco azeite e:
milho verde (não uso o enlatado),
cenoura ralada,
vagem cortadinha,
brócolis miudinho etc
Substituo quase sempre o feijão pela lentilha ou ervilha cozidas e temperadas com alho e bastante cebolinha...  sempre ponho linhaça moída... saladas verdes variadas com tomate e cebola... qdo acho uso tomate cereja... e ás vezes ovo de codorna (amo!!!)... tomo muita água e qdo estou em casa muito chá... nosso organismo prefere líquidos mornos, bons para combater o stress e tb são digestivos...
Depois de alguns testes para tornar o alimento bem temperadinho e gostoso percebi que as passas são ingredientes que combinam muito bem com certos alimentos... quem não gosta de passas corte-as da receitinha... gosto de comida agri-doce... na verdade uso essa base para vários outros legumes cozidos, e o de hoje é algo que comi três vez a semana que passou, de tanto que gostei...

Abóbora Japonesa Com Passas (aquela de casca escura e bastante dura para cortar)
portalbj.com


Ingredientes:
  • 200gr de abóbora japonesa (ou cabotiá) picadas em cubos (se quiser, pode ser com a casca, pois possui muitos nutrientes e é gostosa),
  • 1 alho médio picadinho (não acho bom esmagá-lo, pois seu caldo deixa o gosto muito forte),
  • 1 colher de sopa de azeite,
  • 1 folha de louro grande e fresca,
  • 1 colher de sopa de passas sortidas (clara e escura),
  • 1 copo (200ml) de água fervente,
  • Sal e páprica (eu gosto da picante),
  • 1 canela em pau pequena (se fizer seu gosto),
  • Algumas cebolinhas verde cortadinhas para enfeitar,
  • E se gostar de outros temperos coloque.

Modo de fazer
Refogar o alho no azeite, acrescentar a abóbora, louro, canela em pau e a água fervente. Vá acrescentando mais água se for preciso e misturando sempre. A abóbora tem que estar molinha e vc pode amassar algumas (fica bonito). Depois de aproximadamente dez minutos (depende do fogão), acrescentar, sal e páprica a gosto e as passas. Deixar no fogo por mais uns 2 minutos e desligar.
Servir com bastante cebolinha, cortadinha fininha por cima.

Essa receita com arroz integral (7 cereais), ervilha (substituindo o feijão) e com salada de alface americana, fica muito gostosa. Trata-se do trivial, mas é um prato muito nutritivo e gostoso. Depois de ½ ou 1 hora chá de erva cidreira morninho. A digestão fica levíssima... 1 hora antes de dormir, laranja com bagaço... não esqueça!!! E água o dia inteiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário